Eventos e Notícias

Pontes


O que é?

A Pontes é uma newsletter realizada pelos elementos do fórum sócio ocupacional da Associação Recomeço.

Tem como objetivo divulgar, informar e partilhar assuntos e reflexões sobre saúde mental, recovery e expressões artísticas e literárias.

Terá uma edição trimestral e está organizada segundo várias secções: testemunhos sobre a experiência em doença mental, informações relacionadas com a saúde mental e o processo de Recovery, concursos em várias modalidades, rubricas relacionadas com a cultura e propostas de atividades e eventos.

Sabendo de antemão que não somos nem escritores nem cronistas, é nosso desejo criar pontes com os leitores indo ao encontro dos seus interesses e expectativas.

Contacte-nos através do Facebook ou no nosso site

Consulte aqui as Newsletters

RE.dance

Quem somos?

O RE.dance é o grupo de dança performativa da associação Recomeço constituído por alguns dos elementos desta associação.

Como surgiu?

Em 2014, no seguimento das aulas regulares de dança, a Recomeço inicia um novo projeto: o RE.dance. Integra assim, pela primeira vez, no seu plano de atividades, a realização de um espetáculo independente de dança performativa “O Ser em Mim”, que se estreou em Coimbra no Teatro da Cerca de São Bernardo, inserido nas comemorações oficiais do Dia Mundial da Saúde Mental, 10 de Outubro, organizado pelo Programa Nacional de Saúde Mental. Desde então tem realizado vários espetáculos originais no seu alinhamento bem como participado em mostras e eventos de dança.

A experiência que tem tido do enquadramento da arte no dia a dia da reabilitação psicossocial e a promoção de eventos na comunidade, tem reforçado a convicção de que estes são momentos e ações importantes não só para a reabilitação do próprio, mas também para a redução do estigma.

Espectáculos

(Para mais informações clicar aqui)

1. Ser em Mim

O Ser em Mim é um espetáculo de dança performativa que associa a dança, ao teatro, à poesia e à imagem. É totalmente original no seu alinhamento e composição.

Em O Ser em Mim, a ação desenrola-se num qualquer espaço e num qualquer tempo que poderiam ser o espaço e o tempo da vida que há em cada um de nós. Aborda o tema da transformação pessoal, do caminho que trilhamos e da procura consciente da identidade… muitas vezes perdida, muitas vezes abandonada… no sentido da descoberta e da recuperação do ser que ainda existe em nós.
O Ser em Mim é um espetáculo para a reflexão… para o futuro.. para a esperança.

2. Para fora de Mim

“Para fora de mim” é um espetáculo de dança performativa totalmente original na sua coreografia e encenação, dando continuidade ao anterior espetáculo O Ser em Mim.

É um espetáculo de descobertas, aventuras, encontros e desencontros, em que o olhar do outro já não atrasa o pensamento, e em que o outro deixa de ser visto como ameaçador para passar a ser percebido e compreendido como um companheiro de jornada… um aliado do pensamento… como necessário ao próprio desenvolvimento pessoal.

“Para fora de mim” desenrola-se em todo um universo que é nosso… no tempo do hoje… do agora… no tempo do momento presente para cada um de nós… e de vós.

3. Dançar a Vida

“Dançar a Vida” é um espetáculo de dança performativa completamente original na sua encenação e coreografia.
Depus a máscara e vi-me ao espelho. –
Era a criança de há quantos anos.
Não tinha mudado nada…
É essa a vantagem de saber tirar a máscara.
É-se sempre criança.
O passado que foi
A criança.
Depus a máscara e tornei a pô-la.
Assim é melhor.
Assim sou a máscara.
E volto à personalidade como a um terminus de linha
(Álvaro de Campos)